Segurança dever do Estado, responsabilidade de todos

No último dia 5 de agosto o Jurerê Internacional de Qualidade Sustentável – JIQS, promoveu o encontro dos moradores de Jurerê Internacional – associados ou não ao programa JIQS – com o 21º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do  Coronel Sinval, e comandante da 1ª Cia, tenente Sued. O objetivo do encontro era o de apresentar à comunidade o programa REDE DE VIZINHOS  da PM e as possibilidades de interação e complementação através de serviços da iniciativa privada de forma organizada e regimentada pela Secretaria de Segurança Pública- SSP.

Essa iniciativa, também reforçou as ações previstas no Guia de Urbanidade, revisado e aprovado pelo 21º BPMSC, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública-SSP/SC.

O Guia de Urbanidade é um manual desenvolvido pelo JIQS, que aborda todos os serviços de zeladoria urbana que podem  ser executados por iniciativa da sociedade que decide atuar na sua parte “Responsabilidade de Todos” , de modo a auxiliar  na eficácia do Estado no cumprimento de seu dever.  Os contribuintes do JIQS já conhecem a filosofia e serviços, agora aprimorados e ajustados eficazmente: 100 câmeras ligadas diretamente à SSP com espelhamento na Central de Atendimento aos Moradores; Tático urbano que previne, alerta e monitora qualquer ocorrência nas ruas até a chegada da polícia e atende ocorrências dentro das propriedades privadas, serviço de alarmes, APP com vigilância pessoal dos participantes sobre as câmeras, grupo de WhatsApp para respostas e ações emergenciais, limpeza, manutenção e embelezamento dos espaços públicos e comuns de Jurerê Internacional.

O espaço limpo e organizado, além de contribuir com o prazer de desfrutar de todos os espaços de vida urbana e ambiental em Jurerê Internacional, também contribui para a boa conduta que inspira os espaços bonitos e seguros e inibe a má conduta. ( Teoria das Vidraças Quebradas – James Q. Wilson e George L. Killing)

O Guia de Urbanidade está à disposição no site do JIQS ( www.jurere.com.br/jiqs/ e na Central de Atendimento ao Morador ( Avenida das Raias, 486),  que receberá com prazer todo o morador que quiser conhece-lo.