7 dicas de programações para fazer com as crianças no inverno

crianças no inverno brincando com a família

O inverno chegou e com ele o friozinho que deixa todo mundo com vontade de ficar em casa bem quentinho e a aconchegado no sofá. Mas a estação das temperaturas baixas não pode ser desculpa para você não bolar uma super programação para fazer com as crianças. 

Independentemente da idade delas, é possível ocupar o tempo com várias atividades, que podem ser tanto educativas quanto esportivas e de lazer. Você pode optar pelos jogos e brincadeiras preferidos deles – e assim conhecer um pouco mais o gosto do seu filho; ou fazer uma viagem no tempo relembrando coisas que você adorava fazer quando tinha a idade dele. 

Dá ainda para apostar em boas leituras, filmes empolgantes, atividades esportivas, e o que mais der na telha. E quem sabe até programar uma viagem para um destino que agrade a toda a família nas férias inverno – como Jurerê Internacional (Florianópolis) – que promove todos os anos, em julho, o Kids Winter, uma programação cheia de atrações para a criançada. Enfim, tanto faz qual será a sua escolha, o que importa mesmo é aproveitar o tempo livre para curtir ao máximo e estreitar ainda mais os laços entre vocês.

1 – Atividades ao ar livre com as crianças no inverno

Aproveite os dias ensolarados para praticar atividades ao ar livre com as crianças no inverno. Afinal, nada melhor do que muito espaço para elas gastarem toda a energia típica dessa fase. 

Pode ser uma simples caminhada, até passeios de patins ou bicicleta. Opte por locais arborizados, como parque e jardins botânicos. Se você mora no litoral, uma voltinha na praia é outro programa bem interessante.

2 – Práticas esportivas

Praticar esportes é outra boa forma de aproveitar bem o tempo com as crianças no inverno. Você pode optar por atividades que o seu filho goste ou tenha maior aptidão ou desafiá-lo a conhecer uma nova modalidade. 

Dê preferência para esportes que possam ser jogados a dois como tênis, beach tênis, frescobol, para estreitar ainda mais os laços entre vocês. Agora se vocês estão em turma, aí vale uma bela disputa de futebol, vôlei ou basquete.

3 – Uma boa leitura

Quem disse que um bom livro não pode ser também uma grande diversão para você proporcionar para as suas crianças no inverno? Nos dias mais frios, com chuva ou vento, nada melhor do que puxar um cobertor e curtir uma boa leitura. Selecione alguns clássicos infantis para seu filho conhecer, sempre com o cuidado de eleger um obra condizente com a idade.

Após a leitura – você inclusive pode ler o mesmo título também – promova uma conversa entre vocês, para contarem o que acharam da história, destacar partes que consideram mais interessantes, que outro final dariam, etc. E para complementar a atividade, convide seu filho para escrever a própria história.

4 – Filmes empolgantes

Quem não gosta de curtir um bom filme? Esta pode ser outra alternativa bem interessante para as crianças no inverno. Aproveitem para ver aquele filme novo que todo mundo está falando ou rever algum que seja do gosto de vocês.

Outra dica é você escolher clássicos que encantaram várias gerações e valem a pena ser revistos de vez em quando. Seguem algumas sugestões: ET O Extraterrestre, Os Goonies, Os Gremlins, Rei Leão, Toy Story, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Procurando Nemo, Vida de Inseto, Divertida Mente, De Volta para o Futuro, Up: Altas Aventuras, Wall-E, O Grinch, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; Monstros S.A., A Viagem de Chihiro, entre muitos outros.

5 – Brincadeiras antigas

brincadeiras de crianças

Não deixe que as crianças no inverno fiquem tempo demais no celular ou no computador. Mostre para elas como você se divertia quando tinha a idade deles. Nos dias de chuva, fique em casa e opte por jogos de tabuleiro e outros como War, Detetive, Banco Imobiliário, Imagem e Ação, Jogo da Vida, Dama, Ludo, etc.

Já nos dias de tempo bom, vá para a rua, junte outras crianças e sugira atividades como: pega pega, esconde esconde, amarelinha, peteca, passa anel, cinco marias, pula corda e elástico, pião, o mestre mandou, caça ao tesouro, gato mia, stop, bolinha de gude, pipa, entre muitos outros.

6 – Se arriscando na cozinha

crianças no inverno

E que tal aproveitar o tempo livre e dos dias frios para fazer a criançada colocar a mão na massa literalmente? Ir para a cozinha preparar alguns pratos pode ser muito divertido. Opte por receitas mais fáceis e que a criança possa participar bastante.

Aproveite esta experiência para apresentar os ingredientes e falar da importância da boa alimentação. Faça ela provar algo diferente e assim você estará ajudando a formar um adulto mais saudável. Mas fique atento aos perigos da cozinha, como facas e o fogão. Crianças muito pequenas devem ser mantidas longe deste ambiente.

7 – Kids Winter Jurerê Internacional

crianças no inverno brincadeiras

Agora se você quiser mesmo surpreender o seu filho faça uma viagem para um destino que ofereça diversas opções de programação. Jurerê Internacional, em Florianópolis, é um dos locais mais procurados do Brasil por quem busca diversão para todas as idades. 

E em julho as atenções ficam voltadas principalmente para os pequenos, pois é o mês onde se realiza o Kids Winter. Os hotéis do balneário – o Jurerê Beach Village e o IL Campanario Villaggio Resort – oferecem uma programação especial para a diversão da garotada. 

As famílias podem aproveitar ainda toda a infraestrutura do balneário para atividades ao ar livre na praia, parques, trilhas, calçadões e ciclovias. Venha conhecer tudo isso de perto e torne este inverno inesquecível para os seus filhos.

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação