O que fazer em Florianópolis: descubra o que a cidade tem de melhor

o que fazer em Florianópolis

As praias são indiscutivelmente as maiores atrações de Florianópolis, tanto que a cidade recebe milhares de turistas todos os verões em busca de suas águas claras e belezas naturais.

Mas a cidade possui muitas outras opções incríveis de passeios, espalhadas por vários bairros, com opções para todas as idades e gostos. Elas vão desde pontos turísticos famosos, vias gastronômicas, feirinhas, vida noturna até manifestações da cultura açoriana. Vale à pena então tirar um pouquinho o pé da areia e desbravar estas outras maravilhas que Floripa oferece.

Confira 10 dicas de passeios para curtir em Florianópolis

1 – Centro histórico

Este passeio não pode faltar no seu roteiro. O Centro da cidade guarda a história da colonização, com a bela arquitetura dos casarões e igrejas. Vale à pena visitar a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza (antiga sede do governo e hoje museu) e a Praça XV com a sua figueira centenária. As ruas do entorno também possuem atrativos interessantes, como teatros e museus. Andando um pouco mais, é possível conferir de perto a Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, mas que atualmente está em obras. Vale à pena também subir ao Morro da Cruz, onde fica o mirante com a vista mais espetacular da cidade.

o que fazer em Florianópolis

 2 – Feira Viva a Cidade

A ação movimenta o chamado “baixo Centro”, e abrange as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes e Victor Meirelles. Acontece todos os sábados, das 9h às 16h. Envolve atividades de artesanato, sebos, brechós, móveis usados, calçados, antiquários, bares e restaurantes. O público pode curtir ainda apresentações artísticas e culturais.

3 – Rotas gastronômicas

Como manda uma cidade banhada pelo mar, a gastronomia de Florianópolis tem como destaque os frutos do mar, servidos fresquinhos e em várias opções de preparo nas centenas de bares e restaurantes que a cidade possui. Mas há também opções de outras linhas de gastronomia, como italiana, chinesa, japonesa, árabe, entre outras. Uma dica é visitar os bairros que reúnem restaurantes numa mesma região, como a Rota Gastronômica das Ostras (Ribeirão da Ilha), a Via Gastronômica de Coqueiros (parte continental), a Rota do Sol Poente (Santo Antônio de Lisboa) e Jurerê Internacional, que possui restaurantes, bistrôs, hotéis e beachs clubs com alta gastronomia.

4 – Festas típicas

Antes de viajar, pesquise sobre a agenda de festas da cidade e região. São várias ao longo do ano, que mostram um pouco da cultura e da gastronomia local. Entre elas estão: festa do Divino Espírito Santo, Fenaostra, Festa da Tainha, Encontro das Nações, festas juninas, entre outras.

5 – Vida noturna

Quem não abre mão de uma boa badalação vai se achar em casa em Floripa. A cidade possui centenas de pubs, bares, beachs clubs e boates com excelente infraestrutura, gastronomia e música da melhor qualidade. Alguns ficam concentrados em bairros como Jurerê Internacional, Ingleses, Lagoa da Conceição, Coqueiros e Centro. As opções musicais são variadas: samba, jazz, pagode, sertanejo, eletrônica, MPB, funk, entre outros. Há também excelentes opções GLS e até mesmo para a terceira idade.

6 – Mercado Público e Casa da Alfândega

Recentemente reformado e com nova cobertura contra o sol e chuva no vão central, o Mercado Público é um dos locais mais frequentados por turistas e moradores. Possui vários restaurantes que servem pratos típicos da cidade, à base de frutos do mar. Abre diariamente de segunda a sábado, durante o dia todo, com música ao vivo no almoço e jantar. Nas duas alas internas possui dezenas de lojas como de artesanato, mercearias, etc. Ao lado do Mercado Público fica o lindíssimo prédio da Alfândega, onde é possível comprar lindas peças do artesanato da Ilha e conferir exposições de artistas locais.

o que fazer em Florianópolis

Casa da Alfândega

7 – Lagoa da Conceição

É uma das mais belas paisagens naturais da Ilha. A primeira foto é feita no mirante, que fica no alto do Morro das Sete Voltas, que dá acesso ao bairro. Além da beleza natural, concentra vários bares e restaurantes com funcionamento dia e noite, além de comércio bastante interessante, feirinha, artesãos de rua e shows que geralmente acontecem na praça.

o que fazer em Florianópolis

Lagoa da Conceição

8 – Jurerê Internacional

É o balneário mais bem planejado, organizado e badalado de Florianópolis, reconhecido internacionalmente pela qualidade de vida que oferece a moradores e turistas. Jurerê Internacional é na verdade um open resort, com dois hotéis de luxo, shopping a céu aberto, clube de esportes, parques infantis, ciclovias, pista de caminhada e bike, áreas verdes, jardins, etc. Além da praia com água limpas, calmas e mornas, oferece opções de gastronomia em vários restaurantes, shows nacionais e internacionais nos beachs clubs e casas noturnas. Possui ainda programação o ano todo no Jurerê Open Shopping, com opções para toda a família.

o que fazer em Florianópolis

Jurerê Internacional

9 – Passeios de barco e fortalezas

Visitar uma Ilha e não fazer um passeio de barco não faz sentido, não é mesmo? É a chance de conferir as belezas naturais de outro ângulo e acessar locais incríveis. No caso de Florianópolis os passeios mais indicados são para a Ilha do Campeche e a Ilha de Anhatomirim, que possui uma fortaleza preservada e cheia de história. Já para conhecer a fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica ao lado de Jurerê Internacional, nem é preciso pegar transporte marítimo. O local tem acesso por terra, sendo possível chegar a pé ou de carro. Vale à pena a visita!

o que fazer em Florianópolis

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

10 – Trilhas

Se você é mais aventureiro e gosta de trekking, Floripa oferece diversas trilhas, com paisagens magníficas que levam a praias ainda mais deslumbrantes. São cerca de 15 opções, de Norte a Sul da Ilha. E o esforço vale à pena, pois na chegada o visitante é presenteado com balneários selvagens, quase desertos, e de beleza intocada. Entre as principais trilhas estão a que levam para as praias da Lagoinha do Leste, Naufragados e Gravatá.

DICAS DE HOSPEDAGEM EM FLORIPA

IL Campanario Villaggio Resort

O IL Campanario é um dos mais conceituados resorts do Brasil, reconhecido por meio de vários prêmios e certificados. Possui decoração aconchegante e sua arquitetura remete à Riviera Italiana. Conta com uma excelente infraestrutura: três piscinas (sendo uma térmica fechada com raia de 25 metros e outra térmica ao ar livre), saunas seca e úmida, sala de ginástica, SPA, sala de jogos, espaço gourmet, serviço de concierge Clefs D`Or, business center, etc. Já os quartos são decorados com um toque acolhedor provençal e possuem cozinha completa. A gastronomia nos seus três restaurantes é uma prazerosa viagem pelos aromas e sabores do mundo.

Jurerê Beach Village

O Jurerê Beach Village é um hotel de padrão internacional, com serviços de excelência e completa infraestrutura em lazer e gastronomia. Um dos seus principais diferenciais – e que conquista os hóspedes à primeira vista – é o fato de ficar localizado na beira do mar, um típico hotel “pé na areia”. E o melhor: fica localizado na numa área mais tranquila da praia de Jurerê. Conta com duas piscinas, fitness center, saunas seca e úmida, sala de jogos e recreação, dois bares e dois restaurantes. Os quartos são modernos, aconchegantes e funcionais, e contam com infraestrutura completa, incluindo um minibar e uma minicozinha com micro-ondas e utensílios básicos. Todas as unidades oferecem ambiente com ar-condicionado central, TV a cabo e internet wireless (free).

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação
JI_CTA_rodape_ebook05_TurismoEcologico