Roteiro gastronômico: onde e o que comer no inverno em Floripa

o que comer no inverno

Prato Redescobrindo o Brasil. Foto: Lucas Moço

Não dá para negar que uma das melhores coisas do inverno é a gastronomia. O friozinho da estação é propício para degustar pratos suculentos e quanto mais quentes, melhor. Floripa é cheia de boas opções de culinária para serem aproveitadas na estação mais fria do ano. Então separamos algumas destas delícias para você escolher. Confira:

Sopas, caldos e cremes

É impossível não associar estes pratos ao inverno, pois eles são servidos bem quentes e têm o poder de amenizar os efeitos de qualquer baixa temperatura. Uma boa dica é o Festival de Sopas do IL Campanario Villaggio Resort, que acontece todas às quintas-feiras, a partir das 20h, no Positano Diamond Bar by D’Vie. No cardápio são encontradas canja de frango, caldo verde, creme de mandioquinha e creme vegano de cenoura. Destaque também para os acompanhamentos, que vão desde pães a diversos tipos de temperos.

Sopa no IL Campanario. Foto: Attahualpa Neto

Massas e molhos

Prato muito consumido durante o ano todo, as massas ganham ainda mais charme no inverno, acompanhadas de deliciosos molhos e um bom vinho. As opções são inúmeras, mas o hotel Jurerê Beach Village deu um toque a mais no tradicional nhoque, promovendo no Restaurante Z Perry a noite do Nhoque da Fortuna, no dia 29 de cada mês, às 19h. Será oferecido um dólar por pessoa para colocar embaixo do prato, conforme manda a tradição. Embaladas por música ao vivo, são servidas as opções de Nhoque La Norma (vegetariana), La Putanesca, ao Molho Pesto e Alfredo – todos com massa caseira do chefe. O IL Campanario Villaggio Resort também tem excelentes opções de massas produzidas artesanalmente, como tortelloni de mussarela, nhoque com ossobuco e linguini com frutos do mar.

Feijoadas

Nada como se aquecer no inverno com uma feijoada bem preparada e saborosa. A estação é perfeita para o consumo deste prato típico brasileiro, que fornece bastante energia para enfrentar o frio. No IL Campanario Villaggio Resort ela é servida aos sábados, das 12h às 16h, com nove tipos de feijoadas – inclusive de frutos do mar e vegana. Há ainda cerca de 30 pratos como entradinhas, petiscos, saladas e conservas, acompanhamentos, sobremesas; além de cachaças e caipirinhas artesanais. Tudo embalado por um samba de raiz ao vivo. Já no Jurerê Beach Village, a feijoada ocorre todo segundo sábado de mês, às 11h, com música ao vivo. No cardápio há opções de caldo de feijão temperado, farofa com linguiça toscana e mini pastéis.

o que comer no inverno

Feijoada no IL Campanario.

Fondues

É impossível não se lembrar deste clássico de origem suíça no inverno. Mergulhar deliciosos petiscos em caldas e molhos quentes aquece qualquer dia frio! Não é algo tão fácil assim de se encontrar nos restaurantes, principalmente por exigir aparelhos específicos para o preparo. Por isso, a dica é o Festival de Fondues no IL Campanario Villaggio Resort, que acontece toda sexta-feira, às 20h. No cardápio, estão inclusos fondues de queijo, carne e chocolate. Tudo ao som de piano, no ambiente super aconchegante do Positano Diamond Bar by D’Vie.

Fondue no IL Campanario. Foto: Attahualpa Neto

Café Colonial

Tomar um café ou chá quentinho acompanhados de um pedaço de bolo é o cenário perfeito para um dia frio. E quando as opções são variadas, fica ainda melhor! Um café colonial bem servido alegra qualquer tarde cinzenta e a dica é o café colonial do Jurerê Beach Village, que acontece todos os sábados, a partir das 15h. O cardápio conta com bolos, cucas, frios e pães artesanais. O plus fica com as opções sem glúten e sem lactose, ou seja, sem desculpas para não se deliciar!

o que comer no inverno

Café Colonial Jurerê Beach Village. Foto: Viviane Araújo

Moqueca

Uma ótima forma de consumir frutos do mar no inverno é a tradicional moqueca, prato tipicamente brasileiro que leva em sua receita ainda ingredientes como leite de coco e diversos vegetais. A opção integra o cardápio de muitos restaurantes em Florianópolis, e a dica é o Festival de Moquecas do IL Campanario Villaggio Resort, que ocorre em todos os domingos, das 12h às 16h. São oferecidos três tipos: moquecas de peixe, de camarão e de frutos do mar.

o que comer no inverno

Moqueca no IL Campanario. Foto: Attahualpa Neto

Risoto

Tendo o arroz como base, o risoto pode ser de muitos tipos e com variados ingredientes como protagonista. Assim como a massa, é uma opção perfeita para harmonizar com vinhos durante uma noite de inverno. O IL Campanario Villaggio Resort possui no seu cardápio receitas imperdíveis como: Redescobrindo o Brasil, que leva camarões, polvo, lula, marisco e ostra; o Intensa Magia, feito com lagosta; e a versão vegetariana Mar de Esmeraldas, à base de aspargos verdes. Vale a pena conferir!

o que comer no inverno

Risoto Mar de Esmeraldas. Foto: Lucas Moço

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação
JI_CTA_rodape_ebook03_MapaTuristico