Ecoturismo em Florianópolis: conheça um dos melhores destinos brasileiros para esta prática

ecoturismo em florianopolis

Se Florianópolis já encanta os visitantes pelas suas praias e pontos turísticos, imagina então fazer um turismo que respeita e preserva o equilíbrio da natureza e fomenta a educação ambiental?

O Ecoturismo em Florianópolis atrai pessoas do mundo inteiro, que vêm atrás das belezas naturais e também de sossego e de momentos de contemplação.

A cidade é agraciada por montanhas, trilhas, reservas naturais, parques, cachoeiras, várias espécies da fauna e flora, entre outras atrações para quem busca a prática do turismo ecológico e atividades carregadas de aventura.

São inúmeros os locais que mantêm suas belezas intactas e proporcionam passeios para toda a família. Jurerê Internacional, um dos balneários mais badalados da Capital, também contribui para a preservação do meio ambiente e conta com diversas opções de turismo ecológico. Confira:

Mergulho

Pode ser praticado o ano inteiro em Florianópolis, graças às boas condições de acesso, águas claras e a rica fauna e flora marinha. Jurerê Internacional é Padi Resort, em parceria com a escola de mergulho Água Viva, certificada pela Bandeira Azul. Promove batismos e saídas para a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, próxima a Florianópolis e Bombinhas. O local é o preferido dos praticantes de mergulho autônomo. Já quem prefere mergulho livre, enseadas, costões e ilhas são ótimos pontos. A Ilha do Francês, localizada em frente à praia de Jurerê, também é uma ótima opção para os praticantes da modalidade.

Observação de golfinhos e baleias

Ao passear pela praia de Jurerê Internacional fique de olho no mar, pois existe a chance de avistar golfinhos. Eles nadam pela Baía Norte, sozinhos ou em grupos. A chance da avistamento é maior se você estiver embarcado e mais próximo do município vizinho de Governador Celso Ramos, onde fica localizada a Baía dos Golfinhos. Já entre os meses de julho a novembro, a Baleia Franca é a grande atração, e pode ser vista em diversos pontos do Litoral sul catarinense. A região serve de berçário para a espécie, que vem nesta época do ano para a região em busca de águas mais quentes para ter os filhotes.

ecoturismo em florianopolis

Observação de aves

Santa Catarina possui mais de 600 espécies diferentes de aves, ou seja, já dá para imaginar que os adeptos dessa modalidade de Ecoturismo vão ter ótimas experiências! Em Florianópolis, roteiros especiais oferecem caminhadas em parques ecológicos ou passeios para ilhas marinhas, tudo sob a orientação de guias especializados.

Esportes náuticos

A praia de Jurerê Internacional possui uma das melhores raias naturais para a prática de vela. A região é considerada um reduto de velejadores, tanto pelas condições favoráveis, quanto pelo cenário imperdível. As águas são propícias também para quem gosta de fazer canoagem e uma das rotas indicadas é admirar a vista do Forte de São José da Ponta Grossa, entre as praias de Jurerê Internacional e do Forte. O Stand Up Paddle – ou SUP, é outra modalidade que pode ser feita no mar de Jurerê Internacional.

Projeto Tamar

Outra atração que vale a pena incluir no turismo ecológico em Florianópolis é uma visita ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, que promove ações de proteção às tartarugas marinhas.

Trilhas, praias e ilhas

Percorrer trilhas e caminhos através da natureza, para respirar ar puro e observar as belezas naturais, é sempre uma ótima pedida. Em Jurerê Internacional, além da própria praia, há várias outras opções como a trilha do bosque ou da Praia do Forte, Parque Amoraeville, Pé de Fruta, Passeio dos Namorados e a Ilha do Francês. Já Parque Estadual da Lagoinha do Leste é um passeio de aventura interessante para quem gosta de fazer trilhas e encontrar um mar com águas claras e límpidas. A praia de Naufragados é outro destino que não fica atrás. Além de sua natureza quase intocada, nela habitam um pequeno grupo de pescadores que traz toda uma nostalgia ao ambiente. A Ilha do Campeche é outra parada obrigatória para quem deseja estar em contato com a natureza.

Parques ecológicos

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica e um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original.  Já o Parque Estadual do Rio Vermelho cobre a Mata Atlântica que margeia a Lagoa da Conceição e a restinga da Praia do Moçambique. E o Parque Ecológico do Córrego Grande apresenta uma grande variedade de plantas nativas, fauna composta por animais domesticados (como patos, coelhos e galinha), pássaros, pequenos mamíferos como saguis e gambás, e répteis como jabuti, cágados e jacarés-do-papo-amarelo.

Cachoeiras

Poucos turistas sabem, mas Florianópolis também possui belas cachoeiras, perfeitas para um banho refrescante ou um passeio em meio à natureza, localizadas principalmente ao leste e sul da Ilha.

Fortaleza São José da Ponta Grossa

Ao Norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias do Forte e Jurerê Internacional, ergue-se um dos mais belos monumentos catarinenses: a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída no século XVII pelo brigadeiro José da Silva Paes. Sob a tutela da UFSC e abertas à visitação pública, esta e outras fortalezas converteram-se em polo de produção e difusão de conhecimento, cultura e lazer, num dos mais bem preservados conjuntos de arquitetura militar de nosso país e uma das maiores atrações do turismo cultural do Sul do Brasil. Um passeio que une história e um belo cenário natural, com um vista única para do nosso litoral.

ecoturismo em florianopolis

Dicas de hospedagem

Como você pode perceber, existem muitas opções para a prática de turismo ecológico em Florianópolis e região. Basta você se programar, planejar e reservar um hotel que seja perto dessas atrações e com excelente infraestrutura. Em Jurerê Internacional estão o IL Campanario Villaggio Resort, um dos mais conceituados resorts do Brasil, com Certificado de Excelência TripAdvisor 2018; e o Jurerê Beach Village, a opção mais indicada para quem busca de um típico hotel “pé na areia”.

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação