10 dicas para um casamento ao ar livre inesquecível

casamento ao ar livre

IL Campanario Villaggio Resort

Os casais estão cada vez mais em busca de cerimônias originais, criativas e de bom gosto na hora de trocar alianças.
Por isso, o casamento ar livre tem sido um dos preferidos. Ele pode acontecer na praia, no campo ou até mesmo na cidade, de acordo com o perfil dos noivos, que quase sempre fazem questão do contato com a natureza. E o resultado é espetacular: um cenário com direito a sol, céu, verde da vegetação ou azul do mar, e a brisa suave abençoando o grande momento. Mas para o sucesso do evento é preciso alguns cuidados com a questão do clima. E ficar de olho nas tendências pode tornar o casamento ao ar livre ainda mais inesquecível. Separamos 10 dicas imperdíveis para você! Confira:

1- O local e seus significados

A principal decisão de um casamento ao ar livre é o local onde ele vai acontecer. A escolha depende do perfil, do gosto e da história do casal. Pode ser no campo (fazendas, chácaras, sítios), praias, jardins, beira de lagos, áreas externas de prédios históricos, fortalezas, casarões antigos ou mansões; e até em hotéis que tenham uma bela área ao ar livre, como jardins e piscinas. Neste caso, dois locais perfeitos são os hotéis localizados em Jurerê Internacional, o Jurerê Beach Village e o IL Campanario, que oferecem toda a infraestrutura e serviços para o evento

(leia mais ao final do blog).

2- Surpresas do tempo

É preciso escolher com muito cuidado o dia do casamento, para que ele ocorra numa época do ano com menor frequência de chuva. O ideal é ter em mãos o plano B: uma área coberta já existente no local ou a colocação de uma tenda, de preferência transparente, para que o visual externo não fique comprometido. Mas o tempo bom também pode ser um vilão, por isso, atenção ao horário. Evite que seja próximo ao meio-dia devido ao calor. Se o dia for de sol, é simpático distribuir sombrinhas e leques para as mulheres e chapéu para os homens. Se o problema for o frio, entram mini cobertores ou mantas de bom gosto. Para o fim de tarde, vale à pena ter repelentes à disposição.

DICA: Jurerê Internacional tem uma grande vantagem no que diz respeito ao clima, já que Florianópolis possui temperaturas amenas ao longo de quase todo ao ano – em torno dos 21°C (com mais de calor de dezembro a fevereiro e frio de junho a agosto). Os meses com menos chuva vão de abril a novembro.

3- A natureza como cenário

Casar ao ar livre tem muitas vantagens e uma delas é ter um belo cenário natural como parte da decoração. O verde é excelente pano de fundo para elementos mais coloridos, que dão todo o charme à cerimônia. Aproveite principalmente as árvores e plantas para brincar com a decoração. Vale de tudo: pendurar lâmpadas, lanternas japonesas, balões, balanços, garrafinhas com flores, fotos, e tudo mais o que a sua imaginação criar.

4- Flores e mais flores

As flores são sem dúvida o grande elemento de decoração de qualquer casamento, ainda mais nos que são realizados ao ar livre, já que se busca manter o ambiente o mais natural possível. Elas podem estar em todos os locais: formando um corredor na direção ao altar, em pétalas pelo chão na passagem dos noivos, no altar, nos arcos, sobre as mesas, etc. Espécies exóticas também são uma forte tendência. É possível investir em flores mais acessíveis como os mosquitinhos, que são super charmosas e delicadas.

 5- Todos os tons

Uma decoração com flores em tons mais suaves, pastéis e com muito branco é a mais utilizada nos casamentos ao ar livre, pois harmoniza muito bem com o verde da vegetação e garante um ar mais romântico. Mas nada impede de se apostar em cores fortes e vibrantes, numa aposta mais moderna, alegre e quente. Noivos extrovertidos, alegres e criativos costumam preferem uma decoração com muita mistura de cores, bem florida e com elementos divertidos espalhados pelo salão.

casamento ao ar livre

Jurerê Beach Village

6- Simplicidade e rusticidade

Outra tendência da decoração dos casamentos ao ar livre é optar por um estilo mais simples e rústico, mas com muito bom gosto. É a máxima do “menos é mais”, cada vez mais em alta. Nesta opção os elementos mais utilizados são aqueles com um toque natural ou antigo como: cestarias, madeira, ferro envelhecido, escadas de madeira (transformadas em jardins suspensos ou estantes), móveis vintage, vime, pallets, móveis de bambu, ombrelones, caixotes de feira, palha, cordas, ratan, vasos em terracota, peças feitas a mão, reciclados (garrafinhas estilizadas podem virar lindos vasos para mini flores), gaiolas, malas e bicicletas antigas, entre outros. Aproveitando a brisa do ambiente ao ar livre outra dica é utilizar tecidos esvoaçantes na decoração.

7- Atenção ao palco principal

De todos os ambientes da cerimônia de casamento, o pergolado onde ficará o altar deve receber atenção especial. Afinal é o local para onde todas as atenções estarão voltadas a maior parte do tempo. As opções são muitas para a decoração: folhagens, flores, galhos secos, lâmpadas, tecidos brancos e esvoaçantes, etc.

casamento ao ar livre

Jurerê Beach Village

8- Luzes que encantam

Se o casamento for até o final da tarde ou ingressar noite à dentro, o investimento em iluminação é essencial. Não somente para garantir a visibilidade, mas também para criar um ambiente ainda mais mágico. Imagine a emoção os convidados quando as luzes forem acessas e um novo cenário se descortinar. A dica é utilizar vários elementos como velas, varal de lâmpadas, candelabros, castiçais, lustres, cordas de led, etc.

9- Gastronomia com charme

A definição do cardápio do casamento vai de acordo com o gosto e orçamento dos noivos. Mas por se tratar de um casamento ao ar livre, vale à pena apostar em alguns elementos mais personalizados, com no caso de petiscos e bebidas. Se o evento for numa fazenda, que tal uma mesa cheia de comidas e doces típicos da região, como tortas e geleias?  No caso de praia, muitas frutas e garrafas transparentes com água aromatizada, que além de lindas, decoram muito bem o ambiente.

10 – Lembrancinhas inesquecíveis

Na hora de ir embora, a lembrancinha do casamento tem que espelhar todo o conceito do evento ao ar livre. Neste caso o ideal é apostar em elementos naturais com sementes, mudas de plantas ou suculentas. As sombrinhas, leques e chapéus disponibilizados para enfrentar o sol e o calor também são presentinhos interessantes – e com certeza vão ajudar a manter estes bons momentos na lembrança dos convidados por muito mais tempo.

DICA: QUE TAL FAZER SEU CASAMENTO AO AR LIVRE EM JURERÊ INTERNACIONAL?

Depois de todas estas dicas, com certeza as chances do seu casamento ser um sucesso são grandes! Mas a escolha de um local com boa infraestrutura e profissionais qualificados também faz toda a diferença. Por isso a nossa dica são os hotéis localizados em Jurerê Internacional, o Jurerê Beach Village e o IL Campanario Villaggio Resort. Ambos possuem áreas externas para a celebração da cerimônia e da festa, e áreas intermediárias (com cobertura translúcida e decks) para o plano B. Todos os serviços podem ser contratados diretamente nos hotéis, que conta com uma equipe de apoio para atender os noivos nas suas demandas. É possível contratar desde a gastronomia (que é do próprio empreendimento) até segurança, iluminação, som, etc. Para isso, os dois hotéis disponibilizam prestadores de serviço de alto gabarito. Outra vantagem é que os convidados podem se hospedar no próprio hotel – há descontos para grupos – e aproveitar ainda mais a festa.

casamento ao ar livre

IL Campanario Villaggio Resort

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação

JI_CTA_rodape_ebook04_CasamentosArLivre